Industria Mato Grosso

Início » Industria de Mato Grosso » Diferença entre Marketing Multinível e Pirâmides Financeiras : Marcos Duda

Diferença entre Marketing Multinível e Pirâmides Financeiras : Marcos Duda

Follow Industria Mato Grosso on WordPress.com

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 29 outros seguidores

Diferença entre Marketing Multinível e Pirâmides Financeiras : Marcos Duda.

 

 

Você sabe como diferenciar um negócio de Marketing Multinível Legítimo de uma pirâmide financeira?

A alguns anos, era bem mais simples dar essa resposta, pois as pirâmides financeiras não tinham produtos ou serviços, não tinham CNPJ, sem sede fixa, nada de advogados ou diretores mostrando a cara, não pagavam impostos retidos na fonte, duravam menos de 1 ano, no esquema era impossível alguém que entrou depois ganhar mais que alguém no topo da pirâmide e assim por diante. O mais interessante que não sei se vocês sabem mais as pirâmides financeiras são muito mais antigas que o Marketing Multinível! Na década de 1920 um americano chamado Carlos Ponzi criou um esquema com venda de selos do correio americano que pagava até 100% em 3 meses, ele mesmo confessou que em 1908 tinha participado de algo parecido no Canadá, viveram uma época parecida com o que acontece agora, os órgãos públicos demoram se ajustar e enquadrar na lei por se tratar de um novo tipo de golpe. Vamos analisar um pouco a história de Carlos Ponzi:

  • Fez um negócio prometendo lucros de 50% em 45 dias;
  • Usou Selos internacionais como produto de fachada;
  • Pagava todos em dia com o dinheiro dos novos que entravam no esquema;
  • Foi investigado e no meio das reclamações devolveu o dinheiro para quem pediu de volta, o que fez entrar ainda mais gente;
  • Quando a primeira empresa caiu tentou abrir outra para pegar dinheiro das mesmas pessoas;

Olha que interessante no inicio do século passado as pessoas caiam nesses golpes e hoje 100 anos depois ainda continuam acreditando nas mesmas promessas, por preguiça, por simplesmente não saber fazer cálculos simples ou por ter má fé mesmo, entrar primeiro, envolver bastante gente e “tirar o seu” antes que seja tarde.

Somente na década de 1940 surgiu a primeira onda do Marketing Multinível. Todas as grandes empresas hoje criam algum benefício para quem indica clientes, ou pelo menos tentam, apesar de na prática poucos desfrutam desses benefícios. Vamos pegar eu e você para um exemplo: Quantas vezes você já viu um filme no cinema e indicou para alguns amigos e pessoas por sua indicação foram assistir o mesmo filme? Quantas vezes você comprou determinado produto ou utilizou algum serviço e indicou para conhecidos e esses adquiriram o mesmo? Fazemos isso o tempo todo afinal “amigos fazem o que amigos fazem”. Em cima disso foi criada a ideia do Marketing Multinível ( também conhecido como Marketing de Rede, Network Marketing, Marketing de Relacionamento, Empresa de vendas diretas, etc. ) para as pessoas serem remuneradas por esse efeito “viral” que criam no consumo das pessoas. Quanto maior o nível de relacionamento e credibilidade social da pessoa maior esse efeito. Em resumo a ideia é pegar parte do lucro da venda do produto e distribuir com as pessoas que ajudaram por seu marketing pessoal na venda do produto, isso em níveis. Por exemplo eu o Marcos Duda indiquei um shampoo anti-caspa para o João, João não só comprou como também indicou para a Maria, Maria por sua vez gostou tanto que indicou para a Ana, o Marcelo, o José e a Flávia, eles por suas vez para outras dezenas de pessoas. Cada indicação dessas é um nível, mas fui eu Marcos Duda que comecei essa cadeia de consumo do Shampoo, então o que faz uma empresa de Marketing Multinível? Vamos pegar por exemplo que o Shampoo custe R$20,00 e a empresa separe 30% do seu faturamento para pagar para a rede, teremos R$6,00 para distribuir. Existem milhares de planos de bonificações, futuramente vou escrever um artigo específico sobre isso. Mas nesse caso digamos que a empresa pague 10% em 3 níveis. Ficaria assim:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Catalago Fiedler

%d blogueiros gostam disto: